Buenos Aires – Os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing oferecem uma grande chance para a Argentina e a China fortalecerem os laços bilaterais, disse o presidente argentino Alberto Fernandez em uma recente entrevista exclusiva à Xinhua.
Observando que os Jogos Olímpicos de Inverno são um importante evento esportivo global, Fernandez disse que fará uma viagem a Beijing e participará da cerimônia de abertura com prazer.
“É uma grande oportunidade visitar a China como presidente da Argentina, através da qual meu país pode buscar manter relações mais estreitas com a China”, disse ele.
Este ano marca o 50º aniversário dos laços diplomáticos entre a Argentina e a China, disse Fernandez, “portanto, parece que aprofundar o vínculo entre a China e a Argentina é sempre oportuno”.
“Para mim, é definitivamente uma grande oportunidade que tenho como presidente, e que a Argentina tem, de buscar laços que aproximem a China e a Argentina”, acrescentou ele.
Fernandez elogiou os preparativos que a China fez para os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing e criticou alguns países por tentarem politizar o evento.
A Argentina está enviando seis atletas para disputar os jogos. Fernandez disse que espera que eles possam aproveitar plenamente os jogos de Beijing.
“Será um prazer para mim poder acompanhá-los e estar presente na abertura desses jogos”, disse o presidente argentino.
Fernandez também afirmou que está ansioso pela reunião com o presidente chinês, Xi Jinping, para discutir o fortalecimento da cooperação estratégica bilateral em áreas como a prevenção de COVID-19.
“O presidente Xi Jinping é sem dúvida um dos líderes globais do nosso tempo e, portanto, aproveitar uma conversa com ele para trocar ideias é uma grande oportunidade”, acrescentou Fernandez.
Durante a entrevista, Fernandez expressou sua gratidão pelo apoio da China à Argentina em várias questões, observando que durante a pandemia, a Argentina recebeu ajuda da China, pela qual agradece eternamente.
Em relação à Iniciativa do Cinturão e Rota da China, o presidente disse que o investimento chinês na Argentina nas áreas de energia, produção de alimentos e infraestrutura está aumentando, e a Iniciativa do Cinturão e Rota está ajudando a Argentina a alcançar um maior desenvolvimento.
A Argentina ocupa este ano a presidência rotativa da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC). Fernandez disse que também espera mais diálogo e cooperação entre a China e a CELAC.
Dado o status global da China, é essencial consolidar um mecanismo de cooperação como o Fórum China-CELAC, acrescentou ele.
Depois de saber que os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing coincidem com o Ano Novo Lunar chinês, Fernandez estendeu suas saudações ao povo chinês.
“Espero que este ano seja melhor e que a pandemia passe o mais rápido possível”, acrescentou o presidente.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)