Beijing – A China acelerará o desenvolvimento da aplicação em larga escala de seu Sistema de Satélites de Navegação BeiDou-3 (BDS, na sigla em inglês) na comercialização, industrialização e internacionalização, de acordo com o Escritório de Navegação por Satélites da China.
Desde sua conclusão em 2020, o BDS vem operando de forma contínua, constante e confiável, fornecendo poderosos serviços de navegação por satélites. Suas capacidades em serviços de alta precisão e mensagens curtas foram totalmente verificadas, segundo o escritório.
O sistema BDS aplica-se a mais de 7,9 milhões de veículos rodoviários, mais de 47 mil navios e mais de 40 mil veículos postais e de entrega expressa da linha principal em todo o país. Cerca de 8 mil terminais do BDS de vários tipos foram aplicados e promovidos no setor ferroviário.
Mais de 100 mil máquinas agrícolas foram instaladas com o sistema de condução automática do BDS, cobrindo elos de produção agrícola, como agricultura profunda, transplante de arroz, semeadura, proteção vegetal, colheita, tratamento de palha e secagem.
O número de reservatórios que utilizam os serviços de comunicação de mensagens curtas do BDS para monitoramento hidrológico é de 2.587, e 650 corpos deformados por deslizamento de terra possuem estações de monitoramento do BDS.
Mais de 5 milhões de bicicletas compartilhadas equipadas com chips de posicionamento de alta precisão do BDS operam em mais de 450 cidades em todo o país.
Celulares que suportam a função de comunicação de mensagens curtas do BDS foram lançados, que é o primeiro celular do mundo com uma conexão direta via satélite.
O BDS está fazendo todos os esforços para capacitar todas as esferas da vida e se tornar um motor importante para promover o desenvolvimento econômico e social.
Ao mesmo tempo, o desenvolvimento internacional do BDS continua a se aprofundar. Um livro branco intitulado “Sistema de Satélites de Navegação BeiDou da China na Nova Era” foi lançado.
A China assinou um memorando de entendimento sobre cooperação em navegação por satélite com a Organização Árabe da Aviação Civil e os Emirados Árabes Unidos. Também emitiu uma declaração sobre a cooperação entre o BDS e o GLONASS da Rússia.
O sistema BDS contribui ativamente para a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.
Até 2035, a China construirá um sistema abrangente nacional espaço-tempo com o sistema BDS de próxima geração em seu núcleo para fornecer serviços seguros e confiáveis de posicionamento, navegação e cronometragem, de acordo com o escritório.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)