(250415) -- GUANGZHOU, April 15, 2025 (Xinhua) -- An aerial drone photo taken on Nov. 14, 2024 shows the opening ceremony of the Zhaoqing factory of Lucta Group in Zhaoqing, south China's Guangdong Province. TO GO WITH "Economic Watch: Spanish firms strengthen footprint, show confidence in China" (Xinhua)
Guangzhou – No início deste ano, a empresa espanhola de tecnologia Denodo Technologies realizou sua reunião anual na China pela primeira vez, reunindo mais de 700 funcionários de todo o mundo em Guangzhou, capital da Província de Guangdong, no sul da China, com mais de 95% deles visitando a China pela primeira vez.
Os procedimentos alfandegários eficientes, o desenvolvimento urbano e o estilo de vida conveniente do país causaram uma profunda impressão nos participantes.
“O nível de internacionalização das cidades chinesas é surpreendente. Aqui, há uma herança comercial profunda e uma inovação vibrante, o que fortaleceu ainda mais nossa determinação de investir na China”, disse Angel Viña, fundador e CEO da Denodo Technologies.
À medida que a China acelera seus esforços de abertura e aprofunda os laços econômicos com a Espanha, um número cada vez maior de empresas espanholas está expandindo sua presença na China, com muitas fazendo investimentos significativos em vários setores, o que destaca sua confiança de longo prazo no mercado chinês.
A Cidade de Foshan, na Província de Guangdong, tem uma longa história de fabricação de cerâmica e tem sido um importante centro de produção de cerâmica na região desde as dinastias Tang e Song (618-1279 d.C.). Em 1998, a marca espanhola de cerâmicas, metais e louças sanitárias Roca Group estabeleceu sua primeira base de produção de cerâmica sanitária em Foshan e, gradualmente, construiu uma rede de produção em todo o país.
A empresa agora opera três grandes bases de fabricação no país, localizadas em Foshan, Suzhou, no leste da China, e Tangshan, no norte da China, com uma linha de produção que abrange uma variedade de produtos, incluindo cerâmicas sanitárias, vasos sanitários inteligentes, torneiras, banheiras e acessórios para banheiro.
Atualmente, a China está buscando ativamente a renovação de áreas residenciais antigas, o que está injetando um novo ímpeto no setor de cerâmica. “Espera-se que a crescente demanda dos consumidores chineses por ambientes domésticos saudáveis e produtos de banheiro inteligentes ofereça novas oportunidades. Continuamos confiantes na resiliência econômica de longo prazo da China”, disse Xavier Torras, diretor de comunicações, marketing e design do Roca Group.
Enquanto isso, o Lucta Group, da Espanha, líder em agentes aromatizantes de rações, está presente no mercado chinês há mais de 20 anos. Em 2023, investiu 50 milhões de yuans (US$ 6,93 milhões) na construção de uma nova fábrica na Cidade de Zhaoqing, em Guangdong, com foco na produção de aromatizantes de alimentos. A fábrica iniciou a produção no segundo semestre de 2024. Esse foi o segundo grande investimento da Lucta na China, tendo estabelecido uma subsidiária integral em Guangzhou em 1998.
“Dada a grande população da China e a crescente sofisticação de seu setor de alimentos, o mercado tem um enorme potencial de crescimento. Nosso objetivo é ter um crescimento anual de dois dígitos e planejamos dobrar nossos negócios nos próximos cinco anos”, disse Fiona Hu, gerente de comunicação de marketing da Lucta (Guangzhou) Flavours Co. Ltd. Notavelmente, espera-se que a fábrica de Zhaoqing gere um valor de produção de 70 a 80 milhões de yuans este ano.
A Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau é, há muito tempo, um ponto importante para os investimentos espanhóis na China. Javier Tora, presidente da Câmara de Comércio Espanhola na China (Sul da China), observou que há aproximadamente 100 empresas associadas nessa região, o que representa cerca de um terço do total de seus membros na China, com a maioria localizada nas cidades da Grande Área da Baía.
Tora acrescentou que, apesar do atual cenário econômico global, a maioria das empresas espanholas continua firme no mercado chinês. Por meio da transformação digital, da integração da cadeia industrial e da exportação de valores culturais, elas estão obtendo novas vantagens competitivas. Sua própria empresa, uma fabricante de bolsas, opera uma fábrica de 15.000 metros quadrados no Distrito de Huadu, em Guangzhou, e planeja investir mais US$ 2 milhões este ano para expandir a capacidade de produção.
Ao mesmo tempo, à medida que a China otimiza seu ambiente de negócios e expande ainda mais a abertura de alto padrão, as empresas de tecnologia espanholas, como a Denodo, estão demonstrando cada vez mais confiança no mercado chinês.
Em 2019, a Denodo estabeleceu sua sede da Grande China em Beijing, embarcando em um caminho de rápida expansão. Nos últimos anos, além de formar uma parceria estratégica com o BAIC Group para ajudar a criar uma plataforma de dados unificada, a Denodo criou um laboratório de inovação de gerenciamento de dados no Município de Chongqing, no sudoeste da China, para promover o estabelecimento de um sistema de conformidade de dados para empresas chinesas de veículos de nova energia que estão se tornando globais.
“O processo de digitalização na China superou em muito as expectativas”, disse Bill He, gerente geral da Denodo Software. “A profundidade do entendimento e a eficiência dos formuladores de políticas chineses em relação às tecnologias digitais atraíram a atenção global.”
Fundada em 1999, a Denodo é especializada em bancos de dados em tempo real e integração de dados, e é líder no campo da tecnologia de gerenciamento de dados. Atualmente, a empresa opera centros de P&D na Espanha, nos Estados Unidos e na Índia.
Com base em sua perspectiva positiva para o mercado chinês, a Denodo está planejando estabelecer seu quarto centro global de P&D na China. “A China tem a cadeia industrial mais completa do mundo e o ecossistema de inovação mais dinâmico, com um grande número de empresas líderes do setor”, disse Angel Viña. “Na onda digital, a China se tornou um centro de inovação, e não queremos apenas participar, mas também nos beneficiar por meio da colaboração.”
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)