Empresas chinesas fornecerão 110 milhões de vacinas contra COVID-19 ao projeto COVAX

China pede que países ocidentais parem manipulação política
Bancos concedem mais crédito a empreendedores mais velhos, diz estudo

Empresas chinesas fornecerão 110 milhões de vacinas contra COVID-19 ao projeto COVAX

Foto: Xinhua

Genebra, 12 jul – Duas empresas farmacêuticas chinesas fornecerão 110 milhões de doses de vacinas contra COVID-19 imediatamente aos participantes do projeto COVAX, anunciou nesta segunda-feira a Aliança de Vacinas (Vaccine Alliance) Gavi.

Profissional de saúde prepara uma dose da vacina da Sinovac contra COVID-19 em um local de vacinação em Phnom Penh, Camboja, em 8 de julho de 2021. (Sovannara/Xinhua)

As vacinas das empresas chinesas Sinopharm e Sinovac foram aprovadas no início deste ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para uso emergencial.

A Gavi anunciou em comunicado à imprensa que assinou contratos de compra antecipada com a Sinopharm para sua vacina de vírus inativado, “BBIBP-CorV”, e com a Sinovac para sua vacina de vírus inativado “CoronaVac”.

Os acordos, que vêm em um momento em que a variante Delta do vírus está representando um risco crescente, começarão a disponibilizar 110 milhões de doses imediatamente aos participantes da COVAX Facility, iniciativa internacional de fornecimento e distribuição de vacinas liderada pela OMS, Gavi e outros parceiros, segundo o comunicado à imprensa.

De acordo com o texto, 60 milhões de doses da vacina da Sinopharm serão disponibilizadas de julho a outubro e 50 milhões de doses da vacina da Sinovac, de julho a setembro.

Além disso, a Gavi revelou que tem a opção de comprar um potencial total de 170 milhões de doses da vacina Sinopharm e até 380 milhões de doses da vacina Sinovac no quarto trimestre de 2021 e no primeiro semestre de 2022.

“Graças a este acordo, e como essas vacinas já receberam a Listagem de Uso de Emergência da OMS, podemos nos mover para começar a fornecer doses aos países imediatamente”, disse o CEO da Gavi, Seth Berkley.

Uma fonte da Missão Permanente da China nas Nações Unidas em Genebra comentou nesta segunda-feira que a assinatura do acordo entre a Gavi e os dois produtores chineses de vacinas é um movimento importante que mostra o compromisso da China em tratar as vacinas como um “produto público global”.

“O governo chinês tem encorajado e apoiado ativamente empresas chinesas de pesquisa e desenvolvimento de vacinas a participarem do COVAX, para fornecer vacinas aos países em desenvolvimento”, disse o diplomata, acrescentando que a China está disposta a continuar a trabalhar em conjunto com todas as partes para promover a distribuição justa das vacinas e fazer contribuições positivas para a solidariedade global na luta contra a epidemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *