Shanghai – A empresa norte-americana de biotecnologia Moderna assinou um acordo de cooperação estratégica com as autoridades locais em Shanghai, nesta quarta-feira, planejando investir na parte continental da China pela primeira vez. As atuais linhas para a produção de medicamentos mRNA serão instaladas no distrito de Minhang.
Durante a cerimônia de assinatura, realizada na quarta-feira, em Shanghai, a empresa anunciou cooperação em investimento biomédico, pesquisa e desenvolvimento (P&D), produção e comercialização com a comissão municipal de economia e informatização e com o governo distrital de Minhang.
O primeiro projeto de investimento da Moderna na parte continental chinesa se concentrará nas demandas do mercado do país. A empresa estabelecerá suas linhas de medicamentos de mRNA em Minhang e conduzirá ensaios clínicos em novos medicamentos, solicitando a colocação de seus produtos no mercado e os produzindo e vendendo na China.
A Moderna registrou a filial no distrito de Minhang, onde estabeleceu sua sede chinesa. Ela planeja estabelecer várias subsidiárias sob a sede chinesa, que cobrirão a gestão de investimentos, P&D, vendas, produção, além de construir uma fábrica na China.
Um dos principais desenvolvedores de vacinas de mRNA do mundo, a Moderna se concentra na imunoterapia contra o câncer, incluindo P&D de medicamentos baseados em mRNA e tecnologias de prevenção a vírus.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)