Nanjing – Um protótipo de uma inovadora bicicleta dobrável movida a hidrogênio saiu oficialmente da linha de produção na cidade de Changzhou, Província de Jiangsu, leste da China, informou sua desenvolvedora nesta sexta-feira.
A bicicleta tem uma forma semelhante às convencionais, mas está equipada com uma célula de combustível de hidrogênio e um dispositivo de armazenamento de hidrogênio de baixa pressão. A célula gera energia para conduzir a bicicleta uma vez que sua membrana de troca de prótons recebe hidrogênio do dispositivo de armazenamento.
Em comparação com as bicicletas elétricas convencionais que usam baterias de lítio, a célula de combustível de hidrogênio apresenta várias vantagens, incluindo uma vida útil mais longa, e é mais ecológica, pois só produz água durante a operação.
A nova bicicleta movida a hidrogênio fornece energia de acordo com a velocidade com que seu ciclista pedala. Ela para de fornecer energia adicional a uma velocidade de 24 quilômetros por hora, revelou a Youon Technology Co.Ltd., empresa produtora de bicicletas com sede em Changzhou que desenvolveu o protótipo.
A companhia anunciou que o primeiro lote das novas bikes entrará em produção em massa no final de março, e espera-se que atinja uma capacidade de produção anual de 200 mil até 2025.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)