Brasília – As eleições gerais brasileiras terão 27.964 candidatos que disputarão cargos pelo sistema proporcional, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No Brasil, os cargos de deputado federal, deputado estadual, deputado distrital (Brasília) e vereador (este último não será disputado este ano) são de representação proporcional.
Do total, 10.619 se apresentam como candidatos a deputados federais, outros 16.735 aspiram a uma cadeira de deputado estadual e 610 ao parlamento distrital. As cifras, esclareceu o TSE, ainda podem mudar devido a possíveis substituições nas candidaturas.
Para a eleição de 2022, há 513 cadeiras em disputa para a Câmara dos Deputados e 1.035 para as assembleias legislativas estaduais e distrital.
Nas eleições proporcionais, o representante popular de nível federal é o encarregado de elaborar as leis de âmbito nacional e de supervisionar os atos do presidente da República.
Os brasileiros irão às urnas em outubro próximo para eleger presidente e vice-presidente, governadores, deputados e senadores.
O primeiro turno está marcado para domingo, 2 de outubro, e um eventual segundo turno para presidente e governadores se realizará em 30 de outubro.