Beijing, 22 mar (China) — O Ministério dos Recursos Hídricos anunciou nesta segunda-feira que a eficiência da utilização da água na China atingiu a média global após anos de progresso.
O consumo da água por 10 mil yuans (US$ 1.533) do PIB e a utilização hídrica por 10 mil yuans do valor agregado industrial foi de 60,8 e 38,4 metros cúbicos, respectivamente, em 2019, 24% e 28% menos que em 2015, mostraram os dados da pasta.
Já o coeficiente de utilização efetiva da irrigação de terras agrícolas aumentou de 0,536 em 2015 para 0,559 em 2019.
“Os três principais índices de economia de água da China atingiram a meta de 2020 definida pela campanha nacional para a poupança de água. A eficiência da utilização da água na China, como um todo, atingiu o nível médio global”, disse Xu Wenhai, diretor do Departamento Nacional de Conservação de Água do ministério.
Os dados da pasta também indicam que o consumo total de água na China permanece no geral estável, mesmo com o desenvolvimento acelerado do país.
“Apesar do progresso acentuado na conservação hídrica, ainda há questões pendentes como a preservação insuficiente, desequilibrada e insustentável da água”, disse Xu, observando que existe um amplo espaço para melhorias em termos de economia da água.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)