Hong Kong, 4 mai – O governo da Região Administrativa Especial de Hong Kong (HKSAR, em inglês) anunciou nesta terça-feira que, com base em estimativas antecipadas, a economia de Hong Kong caiu 4% em termos reais no primeiro trimestre de 2022 em relação ao ano anterior.
O declínio do Produto Interno Bruto (PIB) foi atribuído à fraca demanda interna e externa, segundo relatório divulgado pelo Departamento de Censos e Estatísticas do governo da HKSAR.
Um porta-voz do governo apontou que a economia de Hong Kong enfrentou imensa pressão no primeiro trimestre de 2022.
Externamente, um crescimento moderado da demanda global e interrupções no transporte transfronteiriço induzidas pela epidemia representaram impactos substanciais para as exportações. Internamente, uma ampla gama de atividades econômicas foram duramente atingidas pela quinta onda da epidemia, explicou o porta-voz.
Analisadas pelo principal componente do PIB, as despesas de consumo privado diminuíram 5,4% em termos reais no primeiro trimestre de 2022 em relação ao ano anterior, ante o aumento de 5,3% no quarto trimestre de 2021, mostrou o relatório.
As despesas de consumo do governo medidas em termos de contas nacionais cresceram 5,9% em termos reais no primeiro trimestre de 2022 em relação ao ano anterior, após o aumento de 4,1% no quarto trimestre de 2021.
A formação bruta de capital fixo doméstico diminuiu 8,3% em termos reais no primeiro trimestre de 2022 em relação ao ano anterior, deteriorando-se da queda de 0,6% no quarto trimestre de 2021.
No mesmo período, as exportações totais de bens e importações de bens medidas em termos de contas nacionais registraram quedas de 4,5% e 5,9% respectivamente em termos reais em relação ao ano anterior, indicou o relatório.
Olhando para o futuro, a economia global continuará enfrentando desafios significativos a curto prazo, previu o porta-voz.
No entanto, a melhora da situação epidêmica juntamente com as várias medidas de apoio do governo da HKSAR deve ser propícia para o alívio das interrupções no transporte transfronteiriço e, consequentemente, a recuperação das atividades comerciais, acrescentou.
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)