Beijing – O vice-presidente chinês, Han Zheng, disse nesta quinta-feira que, sob as atuais circunstâncias, é particularmente importante que a China e os Estados Unidos fortaleçam a comunicação e o diálogo em todos os níveis.
“Ao fazer isso, ajuda a aumentar a compreensão e a confiança mútuas, construir consensos, lidar adequadamente com as diferenças e criar condições favoráveis para a cooperação prática em vários campos”, disse Han ao se reunir com os representantes dos EUA que estão em Beijing para participar da quinta reunião do Fórum de Pessoas Eminentes China-EUA.
Como as duas maiores economias do mundo, a China e os Estados Unidos compartilham muito mais interesses comuns do que diferenças e precisam fortalecer a cooperação ganha-ganha em economia e comércio, ciência e tecnologia, bem como enfrentar o desafio climático, disse Han.
Han disse que a China sempre viu e lidou com suas relações com os Estados Unidos de acordo com os três princípios de respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação ganha-ganha.
Han expressou a esperança de que os representantes no fórum tenham trocas sinceras e façam propostas sobre o desenvolvimento das relações China-EUA, desejando ao fórum pleno sucesso.
Os representantes dos EUA disseram que as relações EUA-China são importantes para ambos os países e para o mundo no geral, e eles esperam discutir a cooperação e alcançar resultados práticos por meio do diálogo no fórum, enquanto contribuem com sabedoria para trazer as relações EUA-China de volta a um caminho saudável e estável.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)