Beijing, 22 mar (China) — O Ministério das Relações Exteriores da China declarou que o desenvolvimento dos laços China-Rússia não visa nenhum país em particular, e a relação bilateral é aberta e transparente, ao contrário dos grupos com conspirações escondidas vistos em um pequeno número de países.
A porta-voz da pasta, Hua Chunying, fez as observações nesta segunda-feira, em uma coletiva de imprensa diária, ao responder sobre se a visita do ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, à China seria um arranjo intencional feito após o diálogo estratégico de alto nível China-EUA.
China e Rússia sempre foram parceiros próximos, mantendo intercâmbios frequentes em todos os níveis, disse Hua, acrescentando que, como membros do Conselho de Segurança da ONU, China, Rússia e Estados Unidos, todos têm importantes responsabilidades em relação à paz e estabilidade globais.
Quanto maior for a instabilidade do mundo, maior a necessidade da cooperação China-Rússia prosseguir, observou.
“China e Rússia, lado a lado em estreita cooperação e firme oposição à hegemonia e à intimidação, têm sido um pilar da paz e estabilidade mundiais”, disse ela.
Hua disse acreditar que a visita de Lavrov consolidará ainda mais o bom ímpeto do desenvolvimento de alto nível dos laços China-Rússia e fortalecerá a coordenação estratégica entre os dois países nos assuntos internacionais.
Lavrov está visitando a China de segunda à terça-feira, a convite do conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)