Beijing – Pesquisadores chineses descobriram duas novas espécies de plantas em um habitat de panda gigante na Província de Sichuan, no sudoeste da China, informou a Academia Chinesa de Ciências (ACC) nesta sexta-feira.
As novas espécies, incluindo uma espécie de orquídea e uma espécie de prímula, foram encontradas pela primeira vez na Reserva Natural Nacional de Wolong pelos pesquisadores do Instituto de Biologia de Chengdu da ACC.
A espécie de orquídea, Gastrochilus heminii, foi nomeada em homenagem a Zhang Hemin, um especialista em pandas. Foi descoberta pela primeira vez em junho de 2021 e identificada como uma nova espécie após pesquisas de campo e coleções de espécimes durante seu período de reprodução.
A pequena orquídea cresce a uma altitude de 2.400 a 2.700 metros acima do nível do mar e tem uma pequena população, com apenas cerca de 200 encontradas na reserva natural.
A espécie de prímula, Primula wolongensis, recebeu o nome de onde foi encontrada em maio de 2021. Crescendo em penhascos a uma altitude de 3.400 metros, a erva perene tem flores amarelas e é muito rara, conhecida apenas a partir do tipo de sua localidade atual, disse a ACC.
As descobertas foram publicadas na revista PhytoKeys.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)