Lisboa – A Câmara de Comércio da China para a União Europeia (CCCEU) realizou o Fórum de Cooperação e Desenvolvimento Portugal-China & Europa-China 2025 em Lisboa, Portugal, nesta terça-feira. Durante o fórum, o Grupo de Trabalho Automotivo foi estabelecido para fortalecer a colaboração entre as montadoras chinesas e suas contrapartes europeias.
Na cerimônia de inauguração, Liu Jiandong, presidente da CCCEU, destacou o progresso significativo do setor de veículos de nova energia (NEV) da China nos últimos anos. Ele observou que a China está na vanguarda mundial da inovação tecnológica, da integração da cadeia industrial e da expansão do mercado nesse setor.
Liu enfatizou que a demanda por NEVs no mercado europeu está crescendo rapidamente, e a CCCEU espera aprofundar a cooperação com os parceiros europeus em pesquisa e desenvolvimento, fabricação, cadeias de suprimentos, marketing e outras áreas importantes.
“O estabelecimento do Grupo de Trabalho Automotivo fornecerá uma plataforma dedicada para comunicação e cooperação entre empresas automobilísticas chinesas e europeias, apoiará atualizações industriais e contribuirá para a transformação do setor automotivo global em direção a um futuro mais verde, mais inteligente e mais digital”, disse ele. Ele também ressaltou o grande potencial de cooperação entre a China e a UE nesse setor.
Zhang Hui, vice-presidente da Nio Europe, foi nomeado como o primeiro presidente do grupo de trabalho. Ele delineou as três principais missões do grupo, a saber, estabelecer uma plataforma de comunicação e colaboração para as empresas automobilísticas chinesas na Europa, proteger e promover os interesses das empresas automobilísticas chinesas na Europa e fortalecer a cooperação entre as montadoras chinesas e seus parceiros europeus.
Fundada em 2018 e com sede em Bruxelas, a CCCEU representa mais de 100 membros e mais de 1.000 empresas financiadas pela China na Europa.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)