Beijing, 19 ago – O consumo da China continuou apresentando uma sólida dinâmica de recuperação em julho com sinais de aquecimento em vários setores, de acordo com o Ministério do Comércio.
A seguir estão os fatos e números mais recentes sobre o desenvolvimento do mercado de consumo do país no mês passado.
— As vendas ao varejo de bens de consumo da China totalizaram 3,5 trilhões de yuans (US$ 540 bilhões) em julho, um aumento de 8,5% ano ao ano e de 7,2% em relação ao nível do mesmo período de 2019.
— O consumo de necessidades diárias registrou um crescimento mais rápido.
— No mês passado, as vendas de materiais de construção e móveis registraram um crescimento de dois dígitos.
— A demanda de consumo de médio a alto nível foi ainda mais liberada. As vendas livres de impostos no exterior na província insular de Hainan, no sul da China, aumentaram 44% no mês passado, enquanto algumas lojas e pontos de venda em Beijing e Shanghai viram suas vendas crescerem mais de 20%.
— O consumo de serviços se recuperou firmemente. Em julho, a receita do setor de alimentação chegou a 375,1 bilhões de yuans, um aumento anual de 14,3%, de acordo com o ministério.
— Novos tipos de consumo registraram rápido crescimento em julho. O volume de negócios do setor de entregas expressas atingiu 58,33 bilhões de peças, um aumento anual de 42,9%, superando o volume total de 2018. Cerca de 271.000 novos veículos de nova energia foram vendidos no mês passado, 1,6 vezes mais em relação ao ano passado, representando 14,5% do total das vendas de automóveis.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)