Beijing, 7 jun (Xinhua) — Uma recente pesquisa conduzida pelo jornal China Youth Daily apontou uma tendência geral de aumento da conscientização pública contra o desperdício de alimentos na China.
Dos 1.149 entrevistados, cerca de 71% disseram ter um sentimento mais forte de prevenção do desperdício de alimentos entre o público, de acordo com a pesquisa, citando uma garçonete, chamada Lin Huiwen, que testemunhou mais e mais clientes pedindo voluntariamente para embalar suas refeições inacabadas.
O restaurante também exige que os garçons e as garçonetes lembrem os clientes de fazerem pedidos razoáveis para reduzir o desperdício de alimentos, acrescentou a garçonete Lin .
Mais de 65% dos entrevistados disseram que praticariam “Limpe seu Prato” e aproximadamente 64% pediriam e comprariam alimentos com base em suas necessidades reais.
He Dongcan, estudante de uma universidade em Beijing, propôs que a chave para reduzir o desperdício de alimentos é fazer com que as pessoas percebam a importância da segurança alimentar nacional, ao mesmo tempo em que o desperdício de alimentos também seja punido conforme o necessário.
Os legisladores chineses votaram pela adoção da lei antidesperdício de alimentos em uma sessão do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional, a máxima legislatura do país, no final de abril. A lei entrou em vigor na data de sua promulgação.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)