Beijing – O total de importações e exportações de mercadorias da China cresceu 1,2% anualmente em novembro, mostraram os dados oficiais divulgados nesta quinta-feira.
No mês passado, o comércio exterior do país ficou em 3,7 trilhões de yuans (US$ 519,84 bilhões), de acordo com a Administração Geral das Alfândegas.
As exportações cresceram 1,7% em relação ao mesmo período do ano passado, para 2,1 trilhões de yuans, enquanto as importações aumentaram 0,6% em termos anuais, para 1,6 trilhão de yuans, mostraram os dados.
Entre janeiro e novembro, o comércio exterior do país permaneceu inalterado em relação ao mesmo período do ano passado, situando-se em 37,96 trilhões de yuans, de acordo com os dados.
Nos primeiros 11 meses, a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) continuou sendo o maior parceiro comercial da China. O comércio da China com os países da ASEAN aumentou 0,1% anualmente, chegando a 5,8 trilhões de yuans, representando 15,3% do valor total do comércio do país.
O comércio da China com a União Europeia diminuiu 2,2% ano a ano, enquanto com os Estados Unidos caiu 6,9% em termos anuais entre janeiro e novembro. O comércio com os países participantes da Iniciativa do Cinturão e Rota aumentou anualmente 2,6%.
Um detalhamento dos dados mostrou que as exportações chinesas de máquinas e produtos eletrônicos, que representam 58,6% do total das exportações, cresceram 2,8% durante o período, e o valor das exportações de automóveis saltou 79,6% anualmente.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)