Comemoração global do Dia Mundial das Cidades 2025 é realizada na capital da Colômbia

Câmara aprova medida provisória que reformula as regras do setor elétrico
Tecnologia chinesa apoia modernização da Usina de Itaipu

Comemoração global do Dia Mundial das Cidades 2025 é realizada na capital da Colômbia

Bogotá – A Comemoração global do Dia Mundial das Cidades 2025 foi realizada na sexta-feira na capital colombiana, sob o tema “Cidades Inteligentes Centradas nas Pessoas”.

O evento foi realizado juntamente com a cerimônia de premiação do 3º Prêmio Global para o Desenvolvimento Sustentável de Cidades, também conhecido como Prêmio Shanghai.

Entre os participantes estavam a diretora-executiva do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), Anaclaudia Rossbach, o ministro da Habitação e Desenvolvimento Urbano-Rural da China, Ni Hong, e representantes governamentais de países como Colômbia e México.

Em seu discurso, Rossbach enfatizou a importância de colocar as pessoas no centro do desenvolvimento urbano em meio à rápida urbanização mundial, e que a tecnologia deve ser usada para enfrentar os desafios de habitação e desenvolvimento.

Ela defendeu o avanço da construção de cidades inteligentes e o aproveitamento da tecnologia, dados e serviços digitais para proteger os direitos e interesses de todos os moradores, especialmente dos grupos vulneráveis.

Em suas declarações, Ni disse que a China sempre defendeu a visão de construir cidades centradas nas pessoas, promovendo a transformação digital urbana e utilizando tecnologias digitais e inteligentes para melhorar os serviços urbanos e aumentar o senso de realização, felicidade e segurança dos moradores.

A China continuará apoiando firmemente da ONU-Habitat para que desempenhe um papel ainda maior no avanço do desenvolvimento urbano sustentável, disse ele, acrescentando que a China está pronta para compartilhar experiências, buscar o crescimento e construir um futuro melhor juntamente com todos os parceiros na promoção conjunta do desenvolvimento sustentável das cidades em todo o mundo. O 3º Prêmio Shanghai deste ano foi concedido a Bogotá, na Colômbia, Argel, na Argélia, Incheon, na Coreia do Sul, Medina, na Arábia Saudita, e Espoo, na Finlândia.

O prefeito de Bogotá, Carlos Fernando Galán, destacou que a capital colombiana fez progressos notáveis ​​na melhoria do bem-estar da população, com a pobreza e a desnutrição infantil drasticamente reduzidas. Ao mesmo tempo, a cidade tem envidado esforços como o reflorestamento em larga escala e a proteção de fontes de água para promover o desenvolvimento sustentável, disse ele.

Durante o evento, Rossbach e Ni assinaram um acordo com o país anfitrião referente à modernização do escritório da ONU-Habitat na China e à expansão da cooperação bilateral na China.

Também na ocasião, foram lançados a edição de 2025 do Manual de Shanghai e a versão em inglês do Relatório de Aplicação do Índice Adaptado de Shanghai 2025.

O Dia Mundial das Cidades, celebrado anualmente em 31 de outubro desde 2014, é o primeiro dia internacional designado pela ONU dedicado às cidades. É o primeiro dia internacional iniciado pela China e aprovado pela ONU.

O ministro da Habitação e Desenvolvimento Urbano-Rural da China, Ni Hong, discursa no evento de comemoração global do Dia Mundial das Cidades em Bogotá, Colômbia, 31 de outubro de 2025. A comemoração global do Dia Mundial das Cidades 2025 foi realizada na sexta-feira na capital colombiana, sob o tema “Cidades Inteligentes Centradas nas Pessoas”. O evento foi realizado juntamente com a cerimônia de premiação do 3º Prêmio Global para o Desenvolvimento Sustentável de Cidades, também conhecido como Prêmio Shanghai. (Xinhua/Xu Yongzheng)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *