Beijing – A China garantiu uma colheita estável de grãos no verão de 2025, com uma produção total de cerca de 149,74 milhões de toneladas, segundo dados oficiais divulgados na quinta-feira.
De acordo com o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE), a produção de grãos no verão caiu ligeiramente em 0,1% em comparação com o ano passado, em meio a condições climáticas desafiadoras.
A ligeira queda na produção de grãos de verão foi mínima, com a produção geral permanecendo estável, disse Wei Fenghua, funcionário do DNE.
“A colheita estável e abundante de grãos de verão da China em 2025 estabelece uma base sólida para a produção anual geral de grãos, fornecendo um forte apoio para lidar com desafios internacionais complexos e promover o crescimento econômico sustentável”, disse Wei.
Uma seca severa afetou as principais áreas produtoras, incluindo as províncias de Henan e Shaanxi, criando alguns desafios. No entanto, os esforços proativos de irrigação, incluindo o desvio de água em grande escala, garantiram a irrigação eficaz da maioria das terras agrícolas, afirmou Wei.
À medida que a China entra em sua principal temporada de enchentes, o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais iniciou uma campanha de 100 dias para aumentar a produtividade, mitigar desastres e garantir a produção de grãos no outono, que é fundamental para a segurança de grãos da China.
Para atingir a meta de produção de grãos da China de aproximadamente 700 milhões de toneladas este ano, o ministério enviará equipes para orientar a gestão de campos para mudas robustas, prevenção de desastres e controle de pragas.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)