Shanghai – O 5º Fórum Mundial de Laureados começou no domingo, em Shanghai, reunindo 60 cientistas condecorados, incluindo 27 ganhadores do Prêmio Nobel, em um evento de dois dias realizado de forma híbrida, online e offline.
Com o tema “Ciência Adiante: Criando um Futuro Brilhante”, o fórum abrigará mais de 20 atividades, com foco em temas como desenvolvimento sustentável, segurança alimentar e igualdade de gênero no campo científico.
Na cerimônia de abertura, o Prêmio da Associação Mundial de Laureados (WLA, em inglês) foi concedido a dois cientistas. O Prêmio WLA de 2022 em Ciência da Computação ou Matemática foi para o cientista da computação americano Michael I. Jordan, e o bioquímico alemão Dirk Görlich ganhou o Prêmio WLA de 2022 em Ciência da Vida ou Medicina. Além de uma medalha e certificado, cada um recebeu uma gratificação de 10 milhões de yuans (US$ 1,38 milhão).
Criado em Shanghai, o Prêmio WLA tem como objetivo reconhecer e apoiar pesquisadores e tecnólogos eminentes em todo o mundo por suas contribuições para a ciência. Foi a primeira vez que a gratificação aconteceu.
Coorganizado pela WLA e pela Associação Chinesa de Ciência e Tecnologia, o fórum tem como objetivo construir uma plataforma de diálogo de alto nível para a comunidade científica internacional.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)