China visa alcançar avanços na tecnologia de interface cérebro-computador até 2027

Lula e Putin discutem paz na Ucrânia e cooperação do BRICS por telefone
Itamaraty e Gleisi rechaçam ataque de vice-secretário de Trump

China visa alcançar avanços na tecnologia de interface cérebro-computador até 2027

(250621) -- BEIJING, June 21, 2025 (Xinhua) -- Visitors learn about intelligent brain-computer systems at the Zhongguancun Exhibition Center in Beijing, capital of China, June 20, 2025. The exhibition center, inaugurated in July 2011, is a platform and window to showcase the independent innovation achievements of Beijing and Zhongguancun, known as "China's Silicon Valley." The current permanent exhibition, covering an area of 10,000 square meters, features five major sections under the theme of new quality productive forces in Beijing. It presents technologies and products from more than 350 Beijing-based research institutions and enterprises in cutting-edge fields such as AI, commercial aerospace, and high-end medical devices. (Xinhua/Ju Huanzong)

Beijing – Várias autoridades chinesas emitiram conjuntamente um grupo de diretrizes destinadas a promover o desenvolvimento inovador da indústria de interface cérebro-computador (BCI, na sigla em inglês).

O país busca alcançar avanços tecnológicos importantes na indústria até 2027, juntamente com o estabelecimento de tecnologia avançada, sistemas industriais e de padrões, de acordo com as diretrizes, que foram divulgadas por vários órgãos estatais, incluindo o Ministério da Indústria e Informatização e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma.

A tecnologia BCI permite a interação entre inteligência biológica e de máquina, construindo canais de informação entre o cérebro humano e as máquinas, exemplificando a integração das ciências da vida e da tecnologia da informação.

Especificamente, as diretrizes pedem a adoção acelerada de produtos BCI em setores como manufatura industrial, saúde e consumo até 2027, e o desenvolvimento de novos cenários, modelos de negócios e formatos.

Até 2030, o país deve fortalecer significativamente suas capacidades de inovação da BCI, estabelecer um ecossistema industrial seguro e confiável e cultivar duas a três empresas líderes globalmente influentes, de acordo com as diretrizes.

Eles também descrevem uma série de tarefas-chave, incluindo o avanço da pesquisa básica de hardware e software e a obtenção de progressos significativos no desenvolvimento de chips BCI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *