Beijing, 3 abr – O banco central da China anunciou no sábado que seu programa piloto de yuan digital será expandido para mais cidades domésticas após sua operação bem-sucedida nos últimos anos.
A moeda fiduciária digital, ou e-CNY, será acessível nos municípios de Tianjin e Chongqing, Guangzhou, na Província de Guangdong, Fuzhou e Xiamen, no leste da China, e em seis cidades da província de Zhejiang, no leste da China, que sedará os Jogos Asiáticos de 2022, informou o Banco Popular da China (BPC) em um comunicado.
O país testa o uso do yuan digital em mais de 10 lugares de Shenzhen a Shanghai e Nova Área de Xiong’an. Mais recentemente, Beijing e Zhangjiakou foram incluídos no programa após testes nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de 2022.
Uma série de modos de aplicação tomou forma no atacado e varejo, alimentação, turismo e pagamento de taxas administrativas, que cobrem cenários on-line e off-line e podem ser replicados e promovidos, de acordo com uma reunião do BPC na quinta-feira.
As transações digitais de yuan na China somaram cerca de 87,57 bilhões de yuans (US$ 13,78 bilhões) até o final de 2021.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)