Beijing – A China se opõe veementemente às mais recentes medidas de controle dos Estados Unidos sobre a exportação de semicondutores, disse o Ministério do Comércio nesta segunda-feira, chamando a medida de coerção econômica típica e prática de não mercado.
Os Estados Unidos estão dizendo uma coisa e fazendo outra, exagerando constantemente o conceito de “segurança nacional”, abusando das medidas de controle de exportações e se envolvendo em comportamentos unilaterais de intimidação, disse a pasta em um comunicado.
O setor de semicondutores é altamente globalizado, observa o comunicado, acrescentando que o abuso das medidas regulatórias por parte dos EUA prejudica gravemente as trocas econômicas e normais entre os países, minas as regras do mercado e a ordem econômica e comercial internacional, além de representar uma séria ameaça à estabilidade das cadeias industriais e de suprimentos globais.
O setor global de semicondutores, incluindo as empresas dos EUA, foi gravemente afetado, diz o comunicado, acrescentando que a China tomará as medidas para salvaguardar resolutamente os seus direitos e interesses legítimos.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)