A China dá as boas-vindas a Dilma Rousseff para assumir seu novo cargo de presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD). A China continuará a aprofundar a cooperação integral com o NBD e apoiará seu trabalho na China, disse uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores nesta quinta-feira.
Segundo a mídia, o Conselho de Presidentes do NBD elegeu Dilma Rousseff como presidente do banco em 24 de março. Dilma chegou a Shanghai em 27 de março.
“O NBD é uma das conquistas marcantes da cooperação do BRICS”, disse a porta-voz Mao Ning em uma coletiva de imprensa diária ao responder a uma pergunta pertinente.
Ao longo de mais de sete anos desde a sua criação, o banco aprovou 99 projetos de empréstimos, totalizando mais de US$ 34 bilhões, fornecendo uma garantia para a construção de infraestrutura e desenvolvimento sustentável de mercados emergentes e países em desenvolvimento, acrescentou Mao.
Além de seus membros fundadores, Bangladesh, Emirados Árabes Unidos (EAU), Egito e Uruguai também se tornaram ou em breve se tornarão membros da família do NBD, disse Mao, acrescentando que isso demonstra plenamente a vitalidade e a influência internacional do mecanismo de cooperação do BRICS.
Mao observou que Dilma Rousseff, como uma política e economista bem conhecida, tem estado ativamente comprometida com a causa do desenvolvimento global há um longo tempo e goza de uma reputação notável e influência significativa na comunidade internacional. A China aprecia a nomeação de Dilma Rousseff pelo governo brasileiro como presidente do NBD, o que mostra plenamente a importância que atribui ao NBD e ao mecanismo de cooperação do BRICS.
“Como país anfitrião, a China dá as boas-vindas a Dilma Rousseff para assumir seu novo cargo, continuará a aprofundar a cooperação integral com o NBD e a apoiará totalmente em seu bom desempenho das funções na China”, disse Mao.
Mao acrescentou que a China espera mais conquistas e desenvolvimento sob a liderança sábia e profissional de Dilma Rousseff com os esforços conjuntos de todos os Estados membros e maiores contribuições para o desenvolvimento e a prosperidade do BRICS e de outros mercados emergentes e países em desenvolvimento.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)