Beijing, 12 ago – A China expressou na quinta-feira forte insatisfação e firme rejeição à recente aprovação do Senado dos EUA de um projeto de lei sobre a participação de Taiwan na Organização Mundial da Saúde (OMS), de acordo com um comunicado do Ministério das Relações Exteriores.
Em 6 de agosto, o Senado dos EUA aprovou um projeto de lei para “instruir o Secretário de Estado a desenvolver uma estratégia para recuperar o status de observador para Taiwan na OMS” por “consentimento unânime”, com apenas alguns senadores presentes. Este projeto de lei exige que o Secretário de Estado dos EUA descreva as mudanças e melhorias no plano do Departamento de Estado para apoiar o status de observador de Taiwan na Assembleia Mundial da Saúde (WHA, em inglês).
Chamando o projeto de lei de manipulação política completa por um punhado de políticos anti-China, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Hua Chunying, disse que o projeto viola gravemente o princípio de Uma Só China e os três comunicados conjuntos China-EUA, vai contra o direito internacional e as normas básicas que regem as relações internacionais e interfere grosseiramente nos assuntos internos da China.
“A China deplora e rejeita firmemente a decisão do Senado dos EUA e apresentou representações solenes junto aos EUA”, disse Hua.
Ela destacou que, de acordo com as resoluções relevantes da Assembleia Geral das Nações Unidas e da WHA, a participação da região de Taiwan da China nos eventos da OMS deve ser tratada de acordo com o princípio de Uma Só China.
A porta-voz acrescentou que o governo central chinês atribui grande importância à saúde e ao bem-estar dos compatriotas de Taiwan. “Sob a pré-condição de obedecer ao princípio de Uma Só China, fizemos os arranjos apropriados para a participação da região de Taiwan nos assuntos globais de saúde.”
Hua pediu que o Congresso dos EUA reconheça totalmente a natureza altamente sensível da questão de Taiwan, siga o princípio de Uma Só China e os três comunicados conjuntos China-EUA, obedeça ao direito internacional e às normas básicas que regem as relações internacionais, se abstenha de ajudar a região de Taiwan a expandir o chamado “espaço internacional” e pare de enviar qualquer sinal errado às forças de “independência de Taiwan”.
(250405) -- BEIJING, April 5, 2025 (Xinhua) -- This photo taken on April 5, 2025 shows a dawn view of the Mutianyu section of the Great Wall in Beijing, capital of China. Mutianyu and Jiankou sections of the Great Wall are popular destinations among mountain hikers and photographers. As spring comes, miles of tree blossoms add a touch of tenderness to the majestic Great Wall. (Xinhua/Chen Yehua)
(250218) -- NAGQU, Feb. 18, 2025 (Xinhua) -- A server makes milk tea at a Tibetan-style teahouse in Seni District of Nagqu, southwest China's Xizang Autonomous Region, Feb. 13, 2025. Covering an area of around 1,200 square meters, the Tibetan-style teahouse presents customers with both Tibetan delicacies and immersive experiences of folklore culture. Themed over 3,000 pieces of traditional Tibetan folk artifacts, the teahouse offers a lens through which people can learn about the northern Xizang nomadic culture. (Xinhua/Jigme Dorje)