Beijing, 22 mar (China) — As autoridades chinesas emitiram uma diretriz que proíbe os fornecedores de aplicativos móveis de coletar ilegalmente informações pessoais desnecessárias, de acordo com a Administração do Ciberespaço da China (CAC, na sigla em inglês).
Os aplicativos móveis não podem negar aos usuários o acesso a seus serviços se os usuários se recusarem a compartilhar informações pessoais desnecessárias, de acordo com a diretriz.
O documento especifica o escopo das informações pessoais necessárias para 39 tipos de aplicativos de celular. Por exemplo, os aplicativos de navegação podem ter acesso à localização do usuário, local de partida e destino. Os aplicativos de mensagens instantâneas podem coletar informações pessoais como o número do celular do usuário, sua conta de mensagens e as contas de seus contatos.
A CAC explicou que a diretriz visa regulamentar a coleta de informações pessoais via aplicativos móveis para salvaguardar a segurança das informações pessoais.
A diretriz entrará em vigor em 1º de maio.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)