Beijing (Xinhua) – Um porta-voz militar chinês refutou nesta quinta-feira as acusações feitas pelo Departamento de Defesa dos EUA sobre os recentes exercícios realizados pelos militares chineses no Mar do Sul da China.
Ren Guoqiang, porta-voz do Ministério da Defesa Nacional chinês, disse que o lado dos EUA ignorou completamente os fatos e confundiu o certo e o errado na tentativa de criar uma disputa entre os países da região e lucrar com isso.
“Estamos muito insatisfeitos com isso e expressamos nossa oposição resoluta”, disse Ren ao responder à pergunta de um repórter.
Ren disse que o lado chinês anunciou os treinamentos, realizados nos mares das Ilhas Xisha, na China, em 27 de junho. Os exercícios militares faziam parte do plano de treinamento anual programado e não tinham como alvo nenhum país em particular.
Ren disse que a situação do Mar do Sul da China foi estabilizada e está melhorando graças aos esforços conjuntos da China e dos países da Associação das Nações do Sudeste Asiático.
Os Estados Unidos, no entanto, têm enviado um grande número de aviões e navios para o Mar do Sul da China para fazer provocações e mostrar seu poder militar, representando ameaças à paz e estabilidade regionais.
“Esperamos que os EUA possa refletir sobre seus comportamentos, parar com as provocações militares no Mar do Sul da China e com suas acusações infundadas contra o lado chinês”, disse Ren.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)