Changchun, 9 abr (China) — Mais de 100 participantes participaram de uma conferência internacional sobre direitos humanos em Changchun, capital da Província de Jilin, nordeste da China, na quinta-feira.
A Conferência Internacional sobre o Partido Comunista da China (PCC) e o Progresso dos Direitos Humanos na China atraiu a participação online e offline de especialistas, pesquisadores e representantes dos países como Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Áustria e Egito, além de várias organizações internacionais.
Qiangba Puncog, presidente da Sociedade Chinesa de Estudos de Direitos Humanos, disse que a história de 100 anos do PCC é uma história gloriosa de lutar pela libertação das pessoas, salvaguardando os direitos das pessoas e se dedicando ao desenvolvimento humano completo.
Jiang Jianguo, vice-ministro do Departamento de Comunicação do Comitê Central do PCC, disse que o centenário do PCC é um centenário da grande prática de respeitar e salvaguardar direitos humanos, e também um centenário de grandes contribuições para o progresso global dos direitos humanos.
A sociedade internacional deve promover conjuntamente o desenvolvimento da governança global dos direitos humanos em uma direção mais justa e racional, disse ele.
Hans Kochler, professor em filosofia da Universidade de Innsbruck, na Áustria, e presidente da Organização Internacional para o Progresso, disse que o PCC ganhou reconhecimento internacional. Os países têm o direito de decidir seus próprios assuntos internos e priorizar diferentes tipos de direitos, disse ele.
Sandrine Nduwinana, diretora do Departamento de Ligação Internacional do Conselho Empresarial China-África, reconheceu a engenhosidade do PCC na erradicação da pobreza e espera mais intercâmbio e cooperação com o lado chinês na redução da pobreza.
Os participantes também se concentraram em tópicos como a teoria dos direitos humanos do PCC na nova era, o conceito de direitos humanos do PCC, a proteção dos direitos humanos na construção de uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos e a relação entre a redução da pobreza e os direitos humanos.
A conferência foi patrocinada pela Sociedade Chinesa de Estudos de Direitos Humanos e Departamento de Comunicação do Comitê Provincial do PCC em Jilin.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)