Beijing – A China realizou com sucesso uma cirurgia ocular remota com precisão em mícron via 5G graças à ajuda de um robô cirúrgico na Província de Hainan, no sul do país, de acordo com o China Science Daily, nesta quarta-feira.
A cirurgia ocorreu em 23 de junho e foi confirmada como segura e estável após um mês de observação pós-operatória, disse Lin Haotian, professor do Centro Oftalmológico de Zhongshan, da Universidade Sun Yat-sen.
A cirurgia ocular requer um alto grau de precisão e estabilidade dos oftalmologistas. No entanto, ainda é um desafio realizar uma operação em nível de mícron (um milímetro dividido por mil) devido ao tremor fisiológico e à agitação das mãos humanas.
O robô cirúrgico pode simular e substituir operações manuais, livrando-se de tremores e agitação, e alcançar operações cirúrgicas de alta precisão, apesar das limitações de tempo e espaço, graças à tecnologia de comunicação remota 5G.
Com a ajuda da comunicação 5G e da tecnologia de imagem microestereoscópica de ultra-alta definição (UHD), os oftalmologistas podem obter imagens microcirúrgicas remotas UHD com baixa latência, em tempo real, de modo a tornar a cirurgia mais precisa, disse Lin.
O robô cirúrgico para olhos com precisão de mícron foi desenvolvido em conjunto por instituições como o Centro Oftalmológico de Zhongshan e a Escola de Ciência da Computação e Engenharia da Universidade Sun Yat-sen.
O sucesso desta cirurgia ocular remota 5G mostrou que os serviços médicos remotos podem ser esperados para promover o desenvolvimento equilibrado e adequado da oftalmologia em toda a China e abordar a distribuição desigual de recursos médicos de alta qualidade.
Os pesquisadores se comprometeram a introduzir esse método cirúrgico em mais aplicações em todo o país.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)