Beijing – A China promoverá e fortalecerá o apoio de política para o investimento estrangeiro de entrada, disse Chen Chunjiang, vice-ministro do Comércio, em uma entrevista coletiva realizada na segunda-feira.
A pasta trabalhará com departamentos relevantes para implementar as diretrizes sobre otimização maior do ambiente de investimento estrangeiro do país e mais esforços para atrair investimento estrangeiro, que foram publicadas pelo Conselho de Estado da China no domingo, de acordo com Chen.
O ministério continuará a aprofundar a reforma e abertura, otimizará efetivamente o ambiente empresarial do país e fará todos os esforços para estabilizar o comércio exterior e o investimento estrangeiro, acrescentou.
Além das ações estabelecidas nas diretrizes, o ministério continuará a implementar as políticas e medidas que foram apresentadas desde o início do ano.
Essas políticas e medidas incluem as introduzidas em abril para estabilizar a escala e otimizar a estrutura do comércio exterior e as introduzidas em junho para aprofundar as reformas em certas zonas de livre comércio elegíveis e no Porto de Livre Comércio de Hainan para que sejam alinhados com regras econômicas e comerciais internacionais de alto padrão.
O país emitiu em janeiro uma circular solicitando que departamentos relevantes e autoridades regionais forneçam mais apoio aos investidores estrangeiros em matéria de criação de centros de pesquisa e desenvolvimento.
A pasta tomará outras medidas para fortalecer o apoio de política no futuro. Trabalhará com departamentos relevantes para encurtar a lista negativa do país para o acesso pelo investimento estrangeiro e continuará a expandir o acesso ao mercado para o investimento estrangeiro. Enquanto isso, continuará a relaxar as restrições ao investimento estratégico estrangeiro em empresas cotadas na China, segundo o ministério.
Dados oficiais mostraram que 23.536 novas empresas estrangeiras foram criadas na China no primeiro semestre do ano, um aumento anual de 35,7%.
A firme determinação da China de se abrir, suas amplas oportunidades de mercado, seu sistema industrial completo e seu ambiente empresarial de qualidade estão levando os investidores estrangeiros a aumentar seu investimento no país, disse Chen.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)