

Beijing – A China anunciou regras aperfeiçoadas de gestão de fundos para a emissão de títulos Panda como parte dos esforços para promover uma maior abertura no seu mercado de títulos.
O Banco Popular da China e a Administração Estatal de Divisas divulgaram conjuntamente os novos regulamentos, que entrarão em vigor em 1º de janeiro de 2023, de modo a facilitar o financiamento de instituições estrangeiras no mercado de títulos do país.
Regras separadas para o mercado interbancário e o mercado negociado em bolsa, relativas ao registro de fundos, remessas de fundos e abertura de contas, serão unificadas, de acordo com o documento oficial.
As instituições estrangeiras poderão realizar transações de derivativos cambiais para gerenciar os riscos da taxa de câmbio, e os fundos levantados por meio da emissão de títulos podem ser mantidos na China ou remetidos para o exterior.
Os títulos Panda são dívidas denominadas em yuan vendidas por emissores estrangeiros na China. Lançado em 2005, o seu mercado testemunha um crescimento crescente desde 2015 e se tornou um canal de financiamento significativo para instituições e empresas estrangeiras.
Analistas disseram que o último movimento melhorará ainda mais a estrutura do mercado de títulos Panda e veio como mais um passo à frente para a abertura institucional do mercado de títulos.
Feng Lin, pesquisador da Golden Credit Rating, indicou que a regulação do mercado será mais transparente e a emissão de títulos mais conveniente, o que será propício para o mercado continuar crescendo e atrair emissores mais diversificados.
As autoridades melhoram continuamente o apoio político, os sistemas relevantes e as regras detalhadas para o mercado e gradualmente eliminam obstáculos e problemas técnicos no caminho de seu desenvolvimento, observou Bruce Pang, economista-chefe da JLL, empresa de serviços imobiliários e de gestão de investimentos.
Um programa piloto foi lançado no início deste ano pela Associação Nacional de Investidores Institucionais do Mercado Financeiro para agilizar o mecanismo de registro e emissão de títulos Panda. A base de emissores para o registro universal foi ampliada e a divulgação repetitiva foi reduzida.
Com melhorias contínuas no mercado, os especialistas acreditam que a emissão de títulos Panda ainda tem um grande potencial para um maior crescimento, com os títulos verdes como um dos principais impulsionadores.
No final de novembro, a Mercedes-Benz emitiu seu primeiro título Panda verde, no valor de 500 milhões de yuans (US$ 71 milhões), com prazo de dois anos e taxa de cupom de 2,9%. Os recursos serão usados para financiar novos contratos de leasing de clientes com veículos elétricos à bateria. É o primeiro título verde da montadora alemã fora do mercado europeu.
Nos primeiros nove meses deste ano, aproximadamente 75,4 bilhões de yuans desses títulos foram emitidos no país, um aumento de 8,7% em relação ao ano passado. No final de setembro, os títulos em circulação totalizavam 167,78 bilhões de yuans, um aumento de 28,86 bilhões de yuans em relação ao final de 2021.
(251125) -- JIUQUAN, Nov. 25, 2025 (Xinhua) -- Staff members conduct operations on the gas supply pipelines of the Shenzhou-22 spaceship on Nov. 9, 2025. China on Tuesday launched the Shenzhou-22 spaceship to provide a return vessel for the three Shenzhou-21 astronauts in orbit. This momentous occasion marked the accomplishment of the first emergency launch mission in the country's manned space program. The launch of the new spaceship followed the return of the three Shenzhou-20 astronauts back to Earth on Nov. 14 by the Shenzhou-21 spacecraft. The return mission, initially scheduled for Nov. 5 by the Shenzhou-20 spaceship, was delayed due to a suspected debris impact on the Shenzhou-20 return capsule's viewport window. The Long March-2F Y22 rocket and the Shenzhou-22 spaceship -- already on standby at the launch site upon the contingency -- were swiftly prepared for launch. After the initiation of the contingency plan, all teams involved in the project demonstrated a composed and methodical approach. Within 20 days, all participating research and testing units collaborated and completed a series of critical tasks, including risk assessment, solution analysis and decision-making, personnel and material deployment, crew return aboard a replacement vessel, as well as an emergency launch, offering a world-class example of managing an in-orbit emergency, the China Manned Space Agency said. The success of this mission fully demonstrated the strengths of China's new system for mobilizing resources nationwide, it noted. (Photo by Li Mingtang/Xinhua)