Beijing – A China, o segundo maior mercado consumidor do mundo e o maior comerciante de mercadorias do mundo, está se esforçando para acelerar o desenvolvimento integrado do comércio interno e externo.
Apresentando uma circular divulgada recentemente pelo Gabinete Geral do Conselho de Estado que lançou 18 medidas para acelerar o desenvolvimento integrado, funcionários de vários departamentos disseram que é necessário abrir o mercado doméstico e o mercado internacional, encorajar as empresas de comércio exterior a mudar para as vendas domésticas e as empresas de comércio doméstico a se envolverem no comércio exterior.
“Nosso entendimento sobre a integração do comércio interno e externo é aderir ao desenvolvimento integrado e ajudar as empresas a andar sobre duas pernas”, disse o vice-ministro do Comércio, Sheng Qiuping, em uma coletiva de imprensa realizada em Beijing na segunda-feira.
“Um objetivo importante da integração do comércio interno e externo é melhorar as capacidades de desenvolvimento da integração do comércio interno e externo das empresas, melhorando os sistemas e mecanismos, criando plataformas comuns e otimizando os serviços públicos para que as empresas possam se adaptar às mudanças nos mercados interno e internacional sem problemas”, disse Sheng.
De acordo com a circular, serão tomadas medidas para acelerar o alinhamento de regras e sistemas para o comércio interno e externo, envolvendo padrões, avaliações, credenciamento e supervisões.
Também devem ser feitos esforços para promover a conexão dos canais de mercado para o comércio interno e externo, diz a circular, acrescentando que o ambiente de negócios para o desenvolvimento integrado do comércio interno e externo melhorará com medidas que incluem a intensificação da proteção dos direitos de propriedade intelectual, a melhoria dos sistemas de crédito e o aprimoramento da facilitação da logística. A circular também destacou o fortalecimento dos esforços de apoio fiscal e financeiro.
As medidas técnicas de comércio com padrões e avaliações de conformidade são fatores significativos que afetam o comércio internacional, e as diferenças nos padrões nacionais e internacionais podem resultar em diferenças inevitáveis nos procedimentos de certificação, no escopo das aplicações e nos métodos de avaliação.
Diante disso, Yao Lei, funcionário da Administração Estatal de Regulação do Mercado, órgão de fiscalização do mercado da China, disse na coletiva de imprensa que o departamento promoverá vigorosamente a consistência das normas nacionais e internacionais e fortalecerá o reconhecimento internacional mútuo da avaliação de conformidade.
Sheng acrescentou que as medidas não apenas apoiam as empresas de comércio exterior a expandir o mercado doméstico para que produtos de comércio exterior de alta qualidade possam entrar nas plataformas de comércio eletrônico, shoppings e supermercados domésticos, mas também apoiam as empresas de comércio exterior a expandir seu mercado no exterior, dando plena importância ao papel de novos formatos e modelos de comércio exterior, como compras no mercado, comércio eletrônico transfronteiriço e armazéns no exterior.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)