
Beijing, 30 jul – A China estabeleceu uma base para garantir outra grande colheita de grãos este ano, apesar das grandes inundações na província central de Henan, informou o Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais do país nesta sexta-feira.
A China inteira tem menos desastres graves do que no ano passado, e o grão de outono do país está crescendo bem, de acordo com o ministério.
Mais de 4,2 milhões de hectares de culturas foram afetados por desastres na China nos primeiros sete meses, muito menos do que o nível médio no mesmo período dos últimos cinco anos, mostraram dados do ministério.
Dos mais de 5 milhões de hectares de grãos de outono em Henan, mais de 4 milhões não foram afetados pelos desastres e cresceram melhor do que os anos habituais, observou o ministério.
A China basicamente terminou a semeadura de grãos de outono até agora. A área total de grãos de outono deve superar 86 milhões de hectares em 2021, acima do ano anterior e com um grande aumento no milho.
O ministério fortalecerá o alívio de desastres e a prevenção e controle de doenças e pragas agrícolas para mitigar o impacto de desastres e garantir uma produção anual de grãos acima de 650 bilhões de quilos.
Lar das principais áreas produtoras de trigo de inverno e milho de verão da China, Henan é uma importante província agrícola. A última rodada de chuvas desde meados de julho na província afetou 13,91 milhões de pessoas em 150 regiões de nível distrital até ao meio-dia de quinta-feira.
(250809) -- DONGYING, Aug. 9, 2025 (Xinhua) -- A drone photo taken on Aug. 8, 2025 shows a demonstration project for integrated photovoltaic and energy storage in Dongying City, east China's Shandong Province. Dongying City has been actively developing clean energy in recent years. To make the best of idle land at Shengli Oilfield, a demonstration project for integrated photovoltaic and energy storage with a total installed capacity of 300 megawatts was accomplished in May 2025, seen to annually turn out 480 million kilowatt-hours of electricity. (Xinhua/Guo Xulei)