Beijing, 7 abr (China) — O Ministério das Relações Exteriores da China instou na segunda-feira as Filipinas a pararem com as alegações infundadas sobre a questão do Mar do Sul da China.
Foi noticiado que o Secretário de Defesa das Filipinas, Delfin Lorenzana, exortou os navios chineses que ainda estão nos arredores do recife de Niu’e a partirem logo. O Ministério das Relações Exteriores das Filipinas também declarou que, com base na arbitragem do Mar do Sul da China e na chamada sentença, as Filipinas negam que o recife de Niu’e e suas águas adjacentes sejam locais de pesca tradicionais para os pescadores chineses.
Em resposta, o porta-voz Zhao Lijian disse que o Recife de Niu’e faz parte das Ilhas Nansha da China e oferece abrigo contra o vento para os barcos de pesca chineses tradicionalmente. Portanto, é normal que os navios de pesca chineses se refugiem perto do recife devido às condições adversas do mar.
Zhao observou que a sentença do Tribunal Arbitral do Mar do Sul da China é ilegal e inválida. Ele ressaltou que a China não a aceita ou reconhece e se opõe firmemente a quaisquer reivindicações e ações baseadas no laudo. A soberania, direitos e interesses chineses no Mar da China do Sul estão em conformidade com o direito internacional.
Ele afirmou que as Filipinas tentaram recorrer a uma decisão ilegal e inválida para negar tal soberania e direitos no Mar do Sul da China, violando a Carta das Nações Unidas e a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (UNCLOS).
Esperamos que as Filipinas tenham uma visão objetiva e correta e parem imediatamente com as alegações sem fundamento para evitar impactos negativos nas relações bilaterais e na paz e estabilidade no Mar do Sul da China, advertiu Zhao.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)