China pede que EUA parem de perseguir estudantes chineses em nome da segurança nacional

China impulsionará demanda e confiança no 2º semestre, diz funcionário
China divulga relatório de investigação sobre colapso fatal de mina de carvão

China pede que EUA parem de perseguir estudantes chineses em nome da segurança nacional

Beijing – A China pediu que os Estados Unidos parem de perseguir os estudantes chineses no país em nome da segurança nacional.

“Os Estados Unidos detêm, interrogam e deportam estudantes chineses sem motivo e inventam acusações contra eles. Isso é repressão e perseguição arbitrária motivada por propósitos políticos. Nós nos opomos firmemente a isso”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, em uma coletiva de imprensa regular realizada na segunda-feira.

Wang fez as observações ao comentar as notícias de que o FBI recentemente roubou as informações pessoais de um estudante chinês de seus materiais de candidatura para estudos e o prendeu e acusou de “fraude de visto”. Além disso, três estudantes chineses foram detidos, interrogados e deportados pela Alfândega e Proteção das Fronteiras dos EUA sem provas ou base válida.

Os intercâmbios interpessoais formam a base de apoio público para as relações entre a China e os EUA, das quais os intercâmbios acadêmicos, educacionais, científicos e tecnológicos são uma parte importante, segundo Wang.

O lado norte-americano alega apoiar os intercâmbios educacionais e outros intercâmbios interpessoais entre os dois países e dar as boas-vindas aos estudantes chineses, mas, na verdade, continua a prática errada da administração anterior de exagerar o conceito de segurança nacional e restringir e frustrar os estudantes chineses que planejam estudar ou fazer pesquisas nos Estados Unidos, apontou o porta-voz.

“Isso prejudica seriamente os direitos e interesses legais dos estudantes chineses e mina os intercâmbios normais interpessoais e a cooperação educacional entre os dois países”, assinalou Wang.

“Pedimos que os Estados Unidos recebam genuinamente os estudantes chineses, como já disseram, retirem a tendenciosa e discriminatória Proclamação 10043 e parem de perseguir os estudantes chineses nos Estados Unidos em nome da segurança nacional”, declarou Wang.

A China continuará a tomar as medidas necessárias para defender os direitos e interesses legais dos cidadãos chineses e lembrará seus estudantes que estão indo para os Estados Unidos de estarem atentos a esses riscos, acrescentou o porta-voz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *