China observa sinais de melhora nos preços em setembro à medida que a queda do IPP se reduz

Beijing busca dois grandes marcos para o transporte aéreo até 2030
Encerrada em Beijing Reunião Global dos Líderes sobre Mulheres

China observa sinais de melhora nos preços em setembro à medida que a queda do IPP se reduz

(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)

Beijing – A China registrou sinais de melhora nos preços industriais em setembro, à medida que o declínio em seu índice de preços ao produtor (IPP), que mede os custos dos bens no portão de fábrica, continuou a diminuir, mostraram dados oficiais nesta quarta-feira.

O IPP caiu 2,3% em termos anuais em setembro, informou o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE). O declínio diminuiu 0,6 ponto percentual em relação ao mês anterior, sugerindo uma melhora na demanda industrial em meio aos esforços do governo para impulsionar o crescimento econômico.

Em uma base mensal, o PPI manteve-se estável em setembro, após uma queda de 2,9% em agosto, revelaram os dados do DNE.

Melhorias na estrutura de oferta e demanda levaram a uma estabilização notável dos preços em certos setores em setembro, disse Dong Lijuan, estatística do DNE. Ela acrescentou que setores como processamento de carvão, fundição de metais ferrosos e fabricação de laminação, bem como equipamentos fotovoltaicos e fabricação de componentes, registraram aumento de preços no mês passado.

Em setembro, um declínio nos preços internacionais do petróleo levou a quedas mensais nos preços nos setores domésticos relacionados ao petróleo, de acordo com Dong.

Em uma base anual, os efeitos contínuos das políticas macroeconômicas da China impulsionaram mudanças positivas de preços em algumas indústrias, disse Dong, destacando os papéis positivos desempenhados pela construção de um mercado nacional unificado, a atualização da estrutura industrial e as políticas pró-consumo.

O IPP nos primeiros nove meses do ano foi 2,8% menor em comparação com o mesmo período de 2024.

Os dados de quarta-feira também mostraram que o índice de preços ao consumidor da China, um dos principais indicadores de inflação, caiu 0,3% ano a ano em setembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *