Beijing, 16 mar – A China aderirá à sua política e estratégias dinâmicas de zero-COVID para combater infecções importadas e domésticas, disse um funcionário de saúde chinês em uma entrevista coletiva na terça-feira.
A política e as medidas de controle da China se mostraram eficazes contra a variante Ômicron, disse Mi Feng, porta-voz da Comissão Nacional de Saúde.
A implementação de medidas de controle para COVID-19, incluindo investigação epidemiológica e testes de ácido nucleico, deve ser decisiva, rápida e rigorosa, acrescentou Mi.
Ele pediu ao público que se vacine contra a COVID-19, especialmente aqueles com 60 anos ou mais.
Quase 3,2 bilhões de doses da vacina contra COVID-19 foram administradas na parte continental da China até segunda-feira, informou a Comissão Nacional de Saúde na terça-feira.
Na coletiva, Lei Zhenglong, vice-chefe da divisão de controle e prevenção de doenças da comissão, disse que equipes de trabalho foram enviadas para regiões onde ocorreram surtos e ajudarão as autoridades locais a implementar medidas direcionadas de controle epidêmico para conter infecções.
Até o momento, todas as regiões atingidas pela última onda de surtos de COVID-19 estão tomando medidas resolutas para controlar o vírus, informou Lei, acrescentando que a atual situação epidêmica é controlável.
A comissão trabalhará em conjunto com outros departamentos para se proteger contra a importação do vírus e avançar na administração de vacinas contra COVID-19, disse Lei.
Ele também pediu ao público que continue aderindo às medidas básicas de prevenção de epidemias, como o uso de máscaras e o distanciamento social.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)