(241108) -- SHANGHAI, Nov. 8, 2024 (Xinhua) -- A visitor tries a surgery robot at the booth of Medtronic at the Medical Equipment & Healthcare Products Exhibition Area during the 7th China International Import Expo (CIIE) in east China's Shanghai, Nov. 5, 2024. With the theme of "Healthy China, Better Life," the Medical Equipment & Healthcare Products Exhibition Area during the 7th CIIE presented international leading medical innovation products and cutting-edge technologies and services. (Xinhua/Zhang Cheng)
Beijing – Quando sintomas como “perceber atrasos significativos no desenvolvimento da mobilidade, linguagem e interação social desde os dois anos de idade” são inseridos em uma caixa de diálogo, um grande modelo de Inteligência Artificial pode gerar alertas sobre possíveis doenças genéticas raras, como a síndrome de Rett ou a síndrome de Angelman, ou condições complexas de neurodesenvolvimento em segundos, juntamente com recomendações médicas, incluindo departamentos especializados para consulta e exames necessários.
Esse cenário surgiu durante um teste do primeiro modelo de linguagem ampla de IA da China dedicado a doenças raras, o PUMCH-GENESIS, desenvolvido em conjunto pelo Peking Union Medical College Hospital (PUMCH) e pelo Instituto de Automação da Academia Chinesa de Ciências.
O hospital disse que os testes públicos começaram recentemente sobre a capacidade do modelo de concluir consultas de diagnóstico preliminar e agendamentos de consultas.
Embora as doenças raras individuais sejam incomuns, sua vasta diversidade cria obstáculos diagnósticos significativos. O diagnóstico incorreto e a confirmação tardia continuam sendo desafios críticos para os pacientes, e ferramentas de IA como o PUMCH-GENESIS estão prontas para resolver essas lacunas sistêmicas.
Zhang Shuyang, presidente do PUMCH, explicou que o desenvolvimento de uma ferramenta de diagnóstico assistida por IA tem sido o foco da equipe de especialistas do hospital para doenças raras ao longo dos anos.
Com base no conhecimento acumulado de doenças raras da China e nos dados genéticos de sua população, o PUMCH-GENESIS é o primeiro modelo de doenças raras do mundo adaptado às características demográficas chinesas. Ele aumenta a precisão e a eficiência do diagnóstico para os médicos, enquanto reduz os prazos de confirmação.
Os modelos tradicionais de IA enfrentam limitações nas aplicações de doenças raras devido a dados de casos fragmentados e escassez de amostras de treinamento. Para superar isso, a equipe de pesquisa foi pioneira em uma nova estrutura técnica usando uma abordagem que integra dados iniciais mínimos com experiência clínica para fornecer suporte à decisão durante todo o processo de diagnóstico.
Zhang ressaltou que o PUMCH-GENESIS marca um avanço transformador na infraestrutura de diagnóstico de doenças raras da China.
Como líder nacional no tratamento de doenças raras, o PUMCH impulsionará ainda mais a integração da IA e da prática clínica para reforçar as capacidades de cuidados primários de saúde e refinar o sistema médico em camadas, estendendo a esperança de diagnóstico e tratamento oportunos a mais famílias, disse Zhang.
Durante a fase de testes públicos em andamento, os pacientes podem acessar as funções preliminares de consulta e compromisso do modelo, participando de diálogos de várias rodadas para obter orientação diagnóstica inicial. A próxima fase apresentará ferramentas focadas no médico, incluindo geração de notas médicas, interpretação genética e suporte de aconselhamento hereditário.
Planos estão em andamento para integrar o PUMCH-GENESIS à clínica multidisciplinar online de doenças raras do hospital, com eventual implantação em todos os hospitais membros da rede colaborativa nacional de doenças raras, disse o hospital.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)