Beijing – A China iniciou a implementação da Inteligência Artificial para a Ciência, um projeto que visa promover o uso da IA em pesquisas das fronteiras científicas e tecnológicas.
Lançado em conjunto pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pela Fundação Nacional de Ciências Naturais da China, o projeto se concentrará em problemas-chave de disciplinas básicas, bem como nas necessidades de pesquisa em campos-chave de ciência e tecnologia, como desenvolvimento de medicamentos, pesquisa genética e criação biológica.
O projeto fortalecerá ainda mais o layout do sistema e a orientação geral, de modo a promover a profunda integração da IA e da pesquisa em ciência e tecnologia, promover a abertura e a convergência de recursos e aprimorar as capacidades de inovação, de acordo com o ministério.
Sob o projeto, o ministério promoverá a inovação de modelos e algoritmos de IA para grandes problemas científicos, desenvolverá uma série de plataformas para campos de pesquisa típicos e acelerará a construção de uma plataforma nacional de inovação aberta para a nova geração de poder de computação pública de IA.
O projeto também se compromete a reunir equipes interdisciplinares de pesquisa e desenvolvimento, promover o estabelecimento de um consórcio de inovação e construir plataformas internacionais de intercâmbio acadêmico para oferecer soluções para desafios científicos humanos comuns, incluindo o tratamento do câncer e a crise climática.
(250405) -- BEIJING, April 5, 2025 (Xinhua) -- This photo taken on April 5, 2025 shows a dawn view of the Mutianyu section of the Great Wall in Beijing, capital of China. Mutianyu and Jiankou sections of the Great Wall are popular destinations among mountain hikers and photographers. As spring comes, miles of tree blossoms add a touch of tenderness to the majestic Great Wall. (Xinhua/Chen Yehua)
(250218) -- NAGQU, Feb. 18, 2025 (Xinhua) -- A server makes milk tea at a Tibetan-style teahouse in Seni District of Nagqu, southwest China's Xizang Autonomous Region, Feb. 13, 2025. Covering an area of around 1,200 square meters, the Tibetan-style teahouse presents customers with both Tibetan delicacies and immersive experiences of folklore culture. Themed over 3,000 pieces of traditional Tibetan folk artifacts, the teahouse offers a lens through which people can learn about the northern Xizang nomadic culture. (Xinhua/Jigme Dorje)