Beijing — O Conselho de Estado da China lançou um plano sobre a proteção e aplicação de direitos de propriedade intelectual (DPIs) durante o período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025).
De acordo com o projeto, o país espera ver melhoras significativas em sua capacidade de gestão de DPI até 2025.
Até lá, os DPIs se tornarão um poderoso impulsionador para o desenvolvimento econômico e social de alta qualidade do país, acrescenta o texto.
O documento lista tarefas da seguinte forma: melhorar a proteção dos DPIs, melhorar a eficiência de sua transformação em resultados tangíveis, desenvolver mais serviços, facilitar a cooperação internacional, além de promover a formação de pessoal e nutrir um ambiente sociocultural favorável.
Para medir o sucesso das metas, o plano apresenta oito critérios, incluindo “o número de patentes de alto valor por cada 10.000 pessoas”.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)