A China enviou nesta quinta-feira um novo satélite meteorológico para a órbita planejada desde o Centro de Lançamento de Satélites de Xichang na Província de Sichuan.
O satélite, Fengyun-4B (FY-4B), foi lançado por um foguete Longa Marcha-3B às 00h17 (horário de Beijing). Esta foi a 372ª missão de voo da série de foguetes Longa Marcha, disse o centro de lançamento.
O FY-4B, o primeiro dos satélites meteorológicos de nova geração da China em órbita geoestacionária, será usado nas áreas de análise e previsão do tempo e monitoramento ambiental e de desastres.
O satélite foi desenvolvido pela Academia de Tecnologia de Voo Espacial de Shanghai, e o foguete, pela Academia de Tecnologia de Veículo Lançador da China, Ambas pertencem à China Aerospace Science and Technology Corporation.
A Administração Meteorológica da China é responsável pela construção e operação do sistema de aplicação terrestre do satélite.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)