Beijing – A China está buscando aumentar o consumo de veículos de nova energia (NEVs) em regiões rurais do país, com esforços acelerados para melhorar o ambiente de apoio ao seu uso.
De acordo com uma circular emitida por cinco departamentos governamentais na terça-feira, incluindo o Ministério da Indústria e Informatização e o Ministério do Comércio, campanhas promocionais para NEVs serão realizadas em certos distritos onde a taxa de penetração de NEVs é baixa, mas o potencial de consumo é enorme.
Como parte dessas campanhas promocionais, serão selecionados modelos de NEVs adequados para condições de direção em áreas rurais, com boa reputação e reconhecidas por sua qualidade confiável. Serão organizadas atividades como exposições e test drives.
De acordo com uma lista anexada à circular publicada no site do Ministério da Indústria e Informatização, um total de 124 modelos NEV, incluindo veículos elétricos e híbridos, estão incluídos nas campanhas promocionais, apresentando veículos de fabricantes como BYD, Geely, GAC Aion e Xpeng, bem como os modelos 3 e Y da Tesla.
Empresas de serviços de manutenção e reparo pós-venda de NEVs, provedores de serviços de carregamento e troca de baterias de carros elétricos e empresas de serviços financeiros também serão incluídas nessas campanhas promocionais, com o objetivo de otimizar o ambiente de suporte para a adoção de NEVs em áreas rurais.
As montadoras são incentivadas a enriquecer o fornecimento de modelos NEVs e melhorar seus serviços para explorar o potencial de consumo nas áreas rurais da China.
Fabricantes de NEVs, varejistas de automóveis, empresas de serviços financeiros e provedores de serviços pós-venda e de carregamento também são incentivados a oferecer “ofertas promocionais” que integram serviços que abrangem a compra, o uso e o pós-venda de carros para clientes rurais.
Dados da Associação Chinesa de Fabricantes de Veículos Automotores (CAAM, em inglês) mostraram que a produção de NEVs na China aumentou 48,3% ano a ano para quase 4,43 milhões de unidades nos primeiros quatro meses de 2025, com vendas aumentando 46,2% anualmente, para 4,3 milhões de unidades. Os NEVs representaram 42,7% do total de vendas de veículos novos na China no período de janeiro a abril deste ano.
O número acumulado de infraestruturas de carregamento em todo o país atingiu quase 13,75 milhões até o final de março. Esse número inclui 3,9 milhões de pontos de carregamento públicos para NEVs e 9,85 milhões de instalações de carregamento privadas, segundo dados oficiais.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)