Beijing, 21 jul – Uma aliança nacional de inovação agrícola sobre o uso abrangente do solo salino foi lançada conjuntamente pelo Instituto de Recursos Agrícolas e Planejamento Regional da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas (CAAS, em inglês) e unidades relacionadas.
A China é um dos países que enfrentam a salinização mais séria. No “documento central nº 1”, a primeira declaração política divulgada pelas autoridades centrais da China este ano, o país esboçou o apoio para transformar a terra salina adequada em terra arável de forma adequada e ordenada.
A aliança tem como objetivo acelerar a inovação sci-tech e a utilização abrangente de terras salinas, e explorar plenamente seu potencial de produção agrícola.
A melhoria e o uso dessas terras para fins agrícolas uma vez deram uma contribuição notável para o aumento da produção de grãos na China, disse Liu Xianwu, vice-presidente da CAAS.
Atualmente, a utilização abrangente e a proteção ecológica da área salina enfrentam uma situação complexa, disse Liu. Ele pediu à aliança que lidere a inovação tecnológica relacionada e faça planos gerais para o desenvolvimento de alta qualidade da agricultura moderna em terra salina.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)