Beijing, 7 jul – A China já demarcou pelo menos 25% de sua área terrestre para proteção ecológica e intensifica os esforços para proteger seu meio ambiente, disseram as autoridades nesta quarta-feira.
A área de proteção designada cobre as principais zonas ecológicas funcionais, regiões que são ecologicamente sensíveis e vulneráveis, bem como regiões-chave para a biodiversidade, disse Cui Shuhong, funcionário do Ministério da Ecologia e do Meio Ambiente, em uma entrevista coletiva na quarta-feira.
As autoridades centrais da China em 2017 emitiram diretrizes para uma estratégia ecológica de linha vermelha que reforçaria a proteção estrita em certas zonas.
Cui disse que a tarefa de identificar as zonas foi basicamente concluída e o país está estrategicamente decidido a desenvolver uma civilização ecológica.
Até o final de 2019, a China tinha 11.800 reservas naturais de vários tipos, respondendo por 18% da área terrestre do país e cumprindo antes do previsto as Metas de Biodiversidade de Aichi, de proteger 17% das áreas terrestres, de acordo com Cui.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)