China injetará nova força motriz para desenvolvimento do Brics

STF concede regime semiaberto ao ex-deputado Geddel Vieira
Comentário: Países do Brics ajudarão o mundo a se livrar da pandemia

China injetará nova força motriz para desenvolvimento do Brics

O presidente chinês, Xi Jinping, participou na quinta-feira (9) da 13ª Cúpula do Brics de Beijing via video e fez o discurso intitulado “Cooperação dos Brics para Enfrentar Desafios Comuns”.
Com foco no futuro desenvolvimento do Brics, Xi Jinping apresentou uma série de iniciativas que abrangem os setores da economia digital, enfrentamento das mudanças climáticas, formação de talentos e intercâmbios culturais e interpessoais.

“A China trabalhará com outros países do mecanismo para colocar em prática todas as iniciativas e resultados do encontro, aprofundará e consolidará cooperação e injetará novo ímpeto ao desenvolvimento dos integrantes”, afirmou o vice-ministro das Relações Exteriores da China, Ma Zhaoxu, ao ser entrevistado depois da cúpula.

Este ano celebra-se o 15º aniversário do Brics. Ao longo desses anos, os países integrantes tornaram-se importantes plataformas de cooperação entre os mercados emergentes e em desenvolvimento, sendo uma força que não pode ser ignorada no cenário internacional, assinalou o diplomata chinês.

Na ocasião, os líderes dos países dos Brics se concentraram no tema “15º Aniversário dos Brics: Cooperação para Continuar e Consolidar Consenso”, e debateram sobre respostas à pandemia, a cooperação prática do Brics e soluções de focos globais e regionais. Foram alcançados amplos consensos.

A China assumirá a presidência do Brics em 2022 e sediará uma série de atividades, incluindo a 14ª Cúpula do mecanismo.

Os líderes participantes expressaram seu apoio ao trabalho da China na organização do evento e aguardam os resultados frutíferos do “Ano Chinês”, para abrir um novo capítulo para a cooperação do Brics.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *