Hangzhou, 8 jun (Xinhua) — Começou a operar na segunda-feira uma nova rota de trem de carga China-Europa, desta vez ligando Jinhua (Província de Zhejiang, leste) e Budapeste (Hungria).
O serviço de trem de carga foi inaugurado antes da 2ª Expo China-CEEC e Feira Internacional de Bens de Consumo, que será realizada na cidade de Ningbo, Zhejiang, de terça a sexta-feira.
O trem carrega 21 milhões de yuans (US$ 3,3 milhões) em mercadorias, incluindo peças de automóveis, instrumentos eletrônicos e utensílios domésticos. A previsão é que ele chegue à capital húngara em 18 dias.
O comércio bilateral entre a China e a Hungria cresceu 14,4% anualmente em 2020, e a China é o terceiro maior parceiro comercial da Hungria, de acordo com o Ministério do Comércio da China.
O novo serviço de trem de carga China-Europa oferece uma nova rota eficiente e conveniente para o delta do rio Yangtzé e até as cidades litorâneas do leste da China exportarem mercadorias para a Europa, segundo a alfândega de Hangzhou.
No período de janeiro a maio, 286 trens de carga China-Europa partiram ou chegaram à cidade de Jinhua, transportando 23,7 mil TEUs de mercadorias, com os dois números dispararam 565% e 566% em termos anuais, respectivamente.
O comércio exterior entre Zhejiang e os Países da Europa Central e Oriental cresceu 33,2% anualmente para 35,47 bilhões de yuans nos primeiros quatro meses deste ano, de acordo com a Alfândega de Hangzhou.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)