Beijing – O especialista em fotogrametria e sensoriamento remoto Li Deren e o físico de matéria condensada Xue Qikun receberam o mais alto prêmio de ciência e tecnologia da China para o ano de 2023 nesta segunda-feira.
Eles foram premiados em uma reunião que combinou a conferência nacional de ciência e tecnologia, a conferência nacional de premiação de ciência e tecnologia e as assembleias gerais dos membros da Academia Chinesa de Ciências (ACC) e da Academia Chinesa de Engenharia (ACE), realizada em Beijing para homenagear os cientistas ilustres e as realizações de pesquisa.
Li, nascido em 1939, é acadêmico da ACC e da ACE. Ele dedicou sua carreira ao avanço das capacidades da China em levantamento e sensoriamento remoto para observação da Terra.
Li, também professor da Universidade de Wuhan, é celebrado por sua experiência em tecnologias centrais de posicionamento global de alta precisão e mapeamento via sensoriamento remoto por satélite.
Ele resolveu os problemas de processamento de alta precisão de imagens de satélite de sensoriamento remoto e liderou sua equipe a desenvolver um sistema de medição aerotransportado e terrestre totalmente automático de alta precisão, fazendo contribuições notáveis para a construção do sistema de observação da Terra de alta precisão e alta resolução da China.
Li observou que o prêmio representa o reconhecimento do país tanto a ele quanto a seus pares que trabalham na área de sensoriamento remoto.
“Meus colegas envolvidos nessa área estão todos muito felizes. Para a geração mais jovem de cientistas, espero que eles continuem a avançar as capacidades da China em sensoriamento remoto do céu, terra e mar, observação da Terra e exploração do espaço profundo, fazendo assim maiores contribuições para o mundo”, disse Li.
“Vou aprender ao longo da minha vida e contribuir para o meu país e para o meu povo”, acrescentou o cientista veterano.
Nascido em 1963, Xue, um acadêmico da ACC e professor da Universidade Tsinghua, é um cientista distinto da física da matéria condensada, que alcançou vários avanços científicos.
Sua equipe realizou a primeira observação experimental do efeito Hall quântico anômalo em 2012 e, posteriormente, publicou suas descobertas na revista Science, que foi chamada pelo ganhador do Prêmio Nobel Yang Chen-ning de “o primeiro artigo de física do nível do Prêmio Nobel publicado por um laboratório chinês”.
Eles também descobriram a supercondutividade de alta temperatura com interface reforçada no sistema de heteroestrutura, o que abriu uma nova direção de pesquisa no campo da supercondutividade de alta temperatura.
“Estamos na era de ouro da pesquisa científica. Como o país criou condições tão boas para realizarmos nosso trabalho, devemos valorizá-lo e nos esforçar para alcançar mais avanços”, disse Xue.
Na reunião de segunda-feira, pesquisas sobre a previsão computacional de materiais eletrônicos topológicos e outras 48 conquistas foram homenageadas com o Prêmio Nacional de Ciências Naturais.
Dezenas de projetos receberam o Prêmio Nacional de Invenção Tecnológica. Mais de 100 projetos, incluindo o projeto do trem de alta velocidade de Fuxing, receberam o Prêmio Nacional de Progresso Científico e Tecnológico.
Dez especialistas estrangeiros ganharam o Prêmio de Cooperação Internacional em Ciência e Tecnologia.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)