

Beijing – A China reduziu significativamente o número de acidentes de trabalho e melhorou a eficácia no alívio de desastres na última década em meio a esforços para fortalecer uma resposta de emergência abrangente, disse nesta terça-feira Zhou Xuewen, vice-ministro do Ministério da Gestão de Emergências.
O número de acidentes de trabalho diminuiu continuamente no país durante este período, revelou Zhou em uma coletiva de imprensa.
Em 2021, o volume de acidentes de trabalho caiu 56,8% em comparação com 2012 e o número de mortes caiu 45,9% na última década, observou.
Durante o período de 2013 a 2021, o número de pessoas mortas ou desaparecidas e o de casas danificadas em desastres naturais a cada ano diminuiu em média 87,2% e 87,4%, respectivamente, em comparação com o período de 2000 a 2012.
A proporção de perdas econômicas diretas causadas por desastres naturais no PIB da China a cada ano também diminuiu em média 61,7% entre 2013 e 2021 ante o período de 2000 a 2012.
A China estabeleceu um sistema abrangente de resposta a emergências, que facilita a consulta e avaliação conjunta dos riscos entre as autoridades relevantes e integra a prevenção de riscos e o alívio de desastres.
O país reforçou os sistemas de alerta precoce e resposta rápida em nível local para se preparar bem para desastres naturais e garantir a segurança das pessoas, enquanto implementa uma administração rigorosa de longo prazo da segurança no local de trabalho, explicou Zhou.
Ele também observou que a China melhorou a capacidade das equipes de resposta a emergências e das plataformas de comando, bem como o apoio material e de tecnologia da informação.
(251016) -- HARBIN, Oct. 16, 2025 (Xinhua) -- A harvester produced by the Case New Holland (CNH) works in a corn field in Shuangcheng District of Harbin, northeast China's Heilongjiang Province, Oct. 14, 2025. TO GO WITH "Economic Watch: Global agribusiness giants optimistic about China's agricultural modernization" (Xinhua/Sun Xiaoyu)