Beijing – A China está atualizando sua Estratégia Nacional de Biodiversidade e Plano de Ação (NBSAP, na sigla em inglês) como parte dos esforços para implementar o Quadro de Biodiversidade Gloval Kunming-Montreal, disse o ministro de Ecologia e Meio Ambiente, Huang Runqiu, na terça-feira.
Huang fez as observações em um fórum temático durante a Assembleia Geral Anual de 2023 do Conselho da China para Cooperação Internacional sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
O quadro foi uma das conquistas marcantes alcançadas no ano passado por meio de esforços globais conjuntos, incluindo os feitos pela China, que ocupou a presidência da 15ª reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, disse Huang.
Ele pediu a todas as partes que acelerem a revisão de sua NBSAP de acordo com o quadro e mobilizem mais recursos para reverter a perda de biodiversidade.
Ele também pediu uma cooperação mais estreita para a implementação plena e eficaz do quadro e para a criação conjunta de novos caminhos na governação global da biodiversidade.
O conselho foi fundado em 1992 como um órgão consultivo internacional de alto nível. A reunião anual conta com a participação de aproximadamente 500 membros do conselho, convidados, especialistas e observadores em todo o mundo.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)