Paris – A China está disposta a aprofundar e expandir a cooperação de alto nível com o Comitê Olímpico Internacional (COI), já que o país sediará os Jogos Asiáticos de Inverno no próximo ano, disse o vice-presidente chinês, Han Zheng, neste sábado.
Han, que também é representante especial do presidente chinês Xi Jinping, fez as observações durante uma reunião com o presidente do COI, Thomas Bach.
Han transmitiu as cordiais saudações do presidente Xi a Bach e parabenizou o COI pelo sucesso da esplêndida cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
O Movimento Olímpico visa salvaguardar a paz mundial e promover a unidade da humanidade, disse Han, observando que as Olimpíadas de Paris são de grande importância, dada a necessidade de promover ainda mais o Olimpismo na atual situação internacional.
Ele enfatizou que a China tem sempre apoiado firmemente o desenvolvimento do Movimento Olímpico internacional e tem mantido um bom relacionamento de longo prazo com o COI.
O presidente Bach pediu a Han que transmitisse seus sinceros cumprimentos a Xi e deu as calorosas boas-vindas à participação de Han na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris como representante especial de Xi.
A causa das Olimpíadas internacionais é fundamentalmente baseada no multilateralismo, disse Bach.
A China tem sempre apoiado a causa das Olimpíadas internacionais, disse ele, observando que o sucesso dos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing 2022 no contexto da pandemia de COVID-19 deu um exemplo para os países ao redor do mundo de como sediar com sucesso os Jogos Olímpicos.
Bach disse que o COI está disposto a continuar cooperando estreitamente com a China para organizar com sucesso vários eventos esportivos internacionais e difundir os valores do Olimpismo.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)