Beijing — As autoridades chinesas emitiram uma diretriz para reforçar a construção de uma rede nacional de água em meio aos esforços do país para aumentar a capacidade de salvaguardar a segurança hídrica.
O documento abrangente, divulgado conjuntamente pelo Comitê Central do Partido Comunista da China e pelo Conselho de Estado, orienta o trabalho do país na construção da rede nacional de água ao longo do período 2021-2035.
Até 2025, a China desenvolverá um lote de grandes projetos relativos à rede nacional de água e fortalecerá os esforços para reforçar os elos fracos na alocação de recursos hídricos, suprimento de água urbano e rural, controle e drenagem de inundações, proteção ecológica da água e redes inteligentes de água, segundo a diretriz.
O nível de inteligência dos projetos da rede de água melhorará, e a capacidade do país de garantir sua segurança hídrica também será reforçada até lá, de acordo com a diretriz.
As metas de longo prazo que se estendem até 2035 incluem ver uma rede nacional de água tomar forma, criar redes de água nos níveis provincial, municipal e distrital e promover um sistema nacional de segurança hídrica que atenda aos requisitos de realizar a modernização socialista, informa o texto.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)